Metaforas Terapeuticas Erickssonianas

Terapeutas erickssonianos utilizam de metáforas para passar a mensagem sob medida. Ventos que chegam, envolvem, tocam, e se vão. Ir! Caminhar, ventos que envolvem e deixam suas marcas virtuais. Ventos que surgem do coração, de dentro, e vão fazendo seu caminho, boa viagem! José

Tuesday, January 23, 2007

RESGATANDO A MAGIA DA VIDA

em homenagem a Joyce Mills


Era uma vez um reino encantado , onde a beleza era ensinada em todas as escolas,e nas aulas ,os professores orientavam seus pupilos a cultivar muitas assinaturas de deus. As principais assinaturas de deus cultivadas eram margaridas ,eram violetas, eram orquídeas,e qualquer planta que possuísse pétala e cor . Os espaços desta vida eram pavimentados com a grama mais verde do reino.Era um verde tão intenso, mas tão intenso ,que dava vontade de se tirar os sapatos em caminhar por horas e horas,administrando aquele momento, sentindo as folhas tenras acolchoando a pele que pedia por aquele contato. Ali , muitos pequenos insetos podiam habitar. Flores miúdas pulsavam contribuindo na diversidade de tons.
Uma das matérias mais importantes das escolas deste reino era a ensinar os alunos a terem um brilho no olhar . E além do brilho no olhar,eles aprendiam a ter olhos transparentes, para que suas almas pudessem ter a oportunidade de estar em contato de uma maneira mais íntima com o universo que os cercava. Aproximar do universo que nos toca. Suas mãozinhas aprendiam a acariciar , a abraçar , a sentir. Mãos que podem também ver com olhar transparente.
Na praça principal deste reino havia uma fonte .

A fonte da vida.

Todos os dias ,no momento das refeições ,a fonte começava a emitir uma porção de borboletas amarelas mágicas que saiam do fundo do espírito da terra,
para tocar o coração das flores.As borboletas tocam os corações da flores .
A cada toque, elas produziam um arco íris .
Toques de cores.

Os arco íris saíam então para visitar os locais por onde as pessoas estavam fazendo suas refeições . Nestes momentos, que os moradores do mundo mágico agradeciam aos arco íris por eles simplesmente existirem ,e por estarem ali. Todas as vezes que os arco íris eram agradecidos por alguém suas cores se transformavam em músicas ,ouvidas por quem agradeceu. O som era múltiplo ,mas sentido individualmente,visualizado pela emoção de agradecer e ser agraciado .
No final do dia ,os moradores do reino, reuniam –se nas praças para admirarem a noite que ficava incrustada por pérolas e diamantes estelares . Embeveciam-se da dança da princesa lua, o bailar das nuvens , o perfume do vento acariciador , a música dos pássaros da noite,a sinfonia de rãs , as orquestras do choque das águas do pequeno riacho .Ficavam ali,uns com os outros .
Somente estavam ali para desfrutar.

Há também tempos difíceis para os povos deste reino.Tempos ,onde os problemas surgiam,e que era muito importante se confiar,um no outro,e que eles deveriam resgatar o que aprenderam na escola ,sobre a como ter um olhar que brilhe e como olhar de maneira transparente,como o céu.Olhar de céu
E quando chegava a hora de morrer, o corpo do habitante deste reino, era trazido para a parte da relva mais intensa,mais macia,mais verde,mais ...e muitas borboletas amarelas eram soltas para tocar o coração dos que estavam ali, produzir muitos arco íris, e produzir muitas músicas, e para agradecer ao companheiro que partia ,por ele ter estado ali, por aquele tempo,e pelas lembranças que estavam ficando.
O mundo deste reino era tão encantado ,e tão mágico ,e tão poderoso ,
que ele se transbordou ,
e quando os arco íris iniciaram seus olhares brilhantes tocados pela transparência das mãos das estrelas ,eles deslizaram suavemente pelo universo ,sendo conduzidos pelas brisas do céu inteiro ,como as sementes das árvores de ipês,que voam,esparramaram-se por todos os mundos onde existia brisa.E nos mundos onde existia água ,eles deixaram-se conduzir pelo brilho da superfície prateada de qualquer córrego ,umedecendo de esperança regiões áridas de sentimentos. Além da brisa e da água ,este reino mágico semeou nos ouvidos e nos pensamentos dos carentes de resgatar a magia da vida,na transformação, toda a beleza que salvará a vida.
Assim ,quando você perceber alguma borboleta a tocar algo, ou ver algum arco íris no céu, ou, em seu pensamento eles estiverem agindo,você pode saber,as sementes deste reino estão se enraizando nas suas emoções.O reino mágico tocou você.E quando você perceber algum olhar brilhante,transparente ,algum toque carinhoso,este alguém já foi contagiado pelo resgate da magia da vida.Fique com ele a noite, extasiando-se da princesa lua, da melodia dos pássaros noturnos, fique ali, somente, mas saiba,que o reino mágico já faz parte de você ,e você dele.
É bom saber que reinos mágicos existem.
Mas uma coisa é preciso dizer,a borboletas das fontes vem do fundo da escuridão .

1 Comments:

Blogger Ana Maria Menezes said...

É sempre bom compartilhar com você.

7:26 AM  

Post a Comment

<< Home